DISSERTAÇÃO
A dissertação é um tipo de texto em que predomina a defesa de uma ideia,de um
ponto de vista. É fruto da razão, da capacidade de argumentar, do raciocínio de
quem redige.
Muitas vezes, ao escrever, deparamos com temas amplos demais, que exigiriam
redações imensas para que pudéssemos abordar todos os seus aspectos.
Assim, é importante delimitar o assunto, isto é, escolher um determinado
aspecto para desenvolver.
Exemplo: A televisão
Este tema pode ser enfocado sob vários aspectos, tais como:
1. 1. A violência na
televisão
2. A televisão e a criança
3. A televisão como fonte de informações
2. A televisão e a criança
3. A televisão como fonte de informações
4. As novelas
de
televisão
5. Como melhorar a programação das nossas televisões
5. Como melhorar a programação das nossas televisões
Agora, examine
os temas abaixo e aponte aspectos sob os quais cada um deles pode ser
desenvolvido.
a) O
esporte
b) Eleições
c) Um mundo novo
d)O amor b) Eleições
c) Um mundo novo
e) As festas de fim de ano
f)O trabalho
g)Meios de transporte coletivo
Você vai completar um texto,de modo a produzir uma pequena dissertação.o início e o fim to texto são seus; o parágrafo do meio já está produzido:
A) _____________________________________________________________________________________________________________________________________
DESEMPREGO NO BRASIL - Produção de
texto
“Se por um
lado se afirma que todo homem tem direito ao trabalho, por outro são cada vez
mais freqüentes notícias sobre o aumento do número de pessoas desempregadas.”
“O
desemprego é uma tragédia mundial. Os salários são reduzidos e graças à
informatização, também o número de empregados. Hoje uma pessoa de 40 anos é
considerada velha para o mercado de trabalho.”
“ Estar
desempregado é, no mínimo, uma humilhação para quem tem saúde e disposição para
o trabalho.”
Escreva uma
dissertação tecendo considerações sobre o problema do desemprego. Procure
responder às seguintes questões:
·
Por que pessoas ficam desempregadas?
·
Que conseqüências a perda do trabalho traz a
vida das pessoas?
·
Por que, para muitas pessoas, é tão difícil
arranjar um emprego?
·
Estar desempregado pode humilhar as pessoas?
·
O desemprego é um problema que só ocorre no
Brasil?
Escolha o
aspecto que lhe parecer mais importante dentro do tema. Defina um ponto de
vista e a argumentação que o sustente.
ENEM
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REDAÇÃO
O Que É O Que É
(...)
Viver
e não ter a vergonha de ser feliz Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será Mas isso não impede que eu repita É bonita, é bonita e é bonita
(...)
Luiz
Gonzaga Jr. (Gonzaguinha)
|
Redija um texto dissertativo sobre o
tema "Viver e Aprender", no qual você exponha suas idéias de
forma clara, coerente e em conformidade com a norma culta da língua, sem se
remeter a nenhuma expressão do texto motivador "O Que É O Que É".
Dê um título à sua redação, que deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha anexa ao Cartão-Resposta. Você poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho.
A Fome. Crônica de Danuza Leão.
Está mais do que
na hora de lei limitar a dois o número de filhos, e quem ultrapassar não ter
mais Bolsa Família
SEGUNDO A ONU, vai
a 1 bilhão o número de pessoas que passam fome no mundo; pois nem assim o
governo Lula ataca com seriedade (nem sem) o problema do controle da
natalidade. Sem esse controle, mais e mais gente nasce, e em alguns anos o
bilhão vai se transformar em 2, 3, 4 bilhões. Quanto mais pobre é o país,
quanto mais pobre a região do país, mais ignorante é a população, que, sem uma
orientação para valer, vai continuar fazendo a única coisa que sabe: procriar.
Não ouvi falar de
nenhuma campanha mostrando que é possível e permitido não ter mais que um ou
dois filhos, ou até nenhum. Será que alguma mãe gosta de ver seus oito ou dez
filhos passando fome numa casa com chão de terra batida, sem nenhuma
perspectiva? Essas pobres mães recebem mensalmente a esmola-família, e não
tendo acesso à informação, portanto nenhuma orientação sobre o controle da
natalidade, continuam tendo um filho por ano. Todos sabemos -ou deveríamos
saber- que não é possível continuar nascendo tanta gente.
Para terem direito
ao benefício do Bolsa Família, as famílias precisam se comprometer a mandar
seus filhos à escola. Tudo bem; mas você acredita que isso esteja acontecendo?
Eu, não. Em primeiro lugar porque sabemos que existem poucas escolas no interiorzão,
e as distâncias são longas. Às vezes é preciso andar mais de uma hora para
chegar a um barracão tosco e aprender a ler; mas aprender para que, se, na
realidade em que vivem, é perfeitamente dispensável saber ler? Quem deveria
fiscalizar não fiscaliza, pois cortar o auxílio significa perder votos na
próxima eleição, por isso a indústria do analfabetismo continua em alta.
Interessa ter um povo que leia e compreenda o que acontece em Brasília?
Claro que não. Uma
população pobre, recebendo a esmola magnânima, leva a uma consequência direta:
a popularidade de Lula cresce, que é o que interessa a eles.
Não é um problema
local, mas do universo inteiro, e tem que ser atacado. Só para lembrar: a China
escapou de uma catastrófica explosão demográfica, quando proibiu as famílias de
ter mais de um filho, sob pena de multa e penalidades dramáticas. Antes que me
joguem pedra na rua, não estou dizendo que devemos copiar a China em tudo,
apenas dando um exemplo mais ou menos recente, pois não tomar uma providência enérgica,
no panorama atual, é de profunda irresponsabilidade.
Está mais do que
na hora de haver uma lei limitando a dois o número de filhos, e quem
ultrapassasse esse número não teria mais direito ao Bolsa Família; essa
limitação deveria ser para gente de qualquer classe social, claro, mas pessoas
mais esclarecidas estão tendo cada vez menos filhos, aqui e no mundo inteiro.
Ao mesmo tempo, uma grande campanha ensinando como evitar filhos, e dando aos
pais a ajuda necessária para que os procedimentos sejam seguidos. Levaria
tempo? Levaria.
Mas poderia
começar, e logo.
O Ministério da
Saúde não distribui camisinhas de graça no Carnaval? E por que não faz o mesmo
nas favelas e nas regiões mais pobres do Brasil, não esquecendo de explicar que
a Igreja Católica, que parou no tempo e prefere ver pessoas mortas por Aids a
liberar a camisinha, não tem rigorosamente nada a ver com o assunto?
Dois filhos por
mãe ou esmola zero. Crianças crescendo sem se alimentar convenientemente,
ignorantes, e que quando adultas terão dificuldade para arranjar emprego, não é
bom para ninguém, e o problema não é do Brasil, mas do planeta.
E voltando à
China: se tivesse uma população três ou quatro vezes maior, o país não seria a
potência que é.
Danuza Leão na
Fôlha de São Paulo de 19 de julho de 2009
A
estrutura da carta argumentativa
Pilar do Sul, o1 de
maio de 2012.
(espaço)
Excelentíssimo
senhor presidente da República:
(espaço)
Meu nome é Maria Lucinda Gomes da
Costa...... e resolvi lhe escrever a fim de expressar meu repúdio às suas
opiniões...
Na minha concepção...
(espaço)
Respeitosamente
(espaço)
NÃO ASSINE O SEU NOME
– USE INICIAIS
Introdução
1.
Apresentação:
identificação do enunciador – de quem escreve.
2.
Objetivo:por
que o remetente resolveu escrever.
3.
Tese:
resposta que ele dá ao tema depois de problematizá-lo.
Desenvolvimento do corpo do texto
· Momento da escritura em que o autor relativiza os argumentos – que sustentam sua tese com aqueles que a contrariam. Tenta convencer o destinatário persuadindo-o de que seu ponto de vista é o correto e, ao mesmo tempo, refutando o dele, desmascarando-o.
Conclusão – resumo da argumentação.
A
estrutura da carta argumentativa
Pilar do Sul, o1 de
maio de 2012.
(espaço)
Excelentíssimo
senhor presidente da República:
(espaço)
Meu nome é Maria Lucinda Gomes da
Costa...... e resolvi lhe escrever a fim de expressar meu repúdio às suas
opiniões...
Na minha concepção...
(espaço)
Respeitosamente
(espaço)
NÃO ASSINE O SEU NOME
– USE INICIAIS
Introdução
4.
Apresentação:
identificação do enunciador – de quem escreve.
5.
Objetivo:por
que o remetente resolveu escrever.
6.
Tese:
resposta que ele dá ao tema depois de problematizá-lo.
Desenvolvimento
do corpo do texto
·
Momento
da escritura em que o autor relativiza os argumentos – que sustentam sua tese
com aqueles que a contrariam. Tenta convencer o destinatário persuadindo-o de
que seu ponto de vista é o correto e, ao mesmo tempo, refutando o dele,
desmascarando-o.
Conclusão – resumo da
argumentação
PRONOMES DE TRATAMENTO
·
Vossa
alteza- duques e príncipes;
·
Vossa
Eminência – Cardeais;
·
Vossa
Excelência ou Vossa Senhoria – Altas autoridades ou pessoas de respeito;
·
Vossa
Magnificência – Reitores de universidades;
·
Vossa
Majestade – reis, imperadores
·
Vossa
Reverência – Sacerdotes;
·
Vossa
Santidade -Papa
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